segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O Óbulo de Bará

Senhora recolhendo doações para levar à Casa do Menino Jesus de Praga

Enviada por: Irene Santos, fotógrafa


Tem novidade no Mercado Público. Bem no centro do prédio, um tapume vermelho de um metro de altura contribui para aumentar a sensação do calor de mais de 40º do ambiente. No centro, no chão, quase pronta, uma mandala concebida pelos artistas Leandro Machado e Pelópidas Thebano.

Como um portal para outra dimensão, indica onde devem ser feitas as homenagens e oferendas a Bará que no panteão afro-brasileiro é o guardião dos caminhos, das casas, do trabalho, do comércio, da prosperidade.

Mesmo a obra não estando concluída, o local já recebe as oferendas.

Quem é iniciado sabe que Bará costuma atender aos pedidos em troca de sete moedas. Quem passa pelo local , mesmo sem entender bem do que se trata, não resiste à tentação de fazer um pedido. E joga pelo menos uma moeda. O melhor de tudo é que, por determinação de Mãe Norinha de Oxalá, idealizadora do monumento, todas as moedas coletadas serão doadas à Casa do Menino Jesus de Praga que acolhe crianças portadoras de lesões cerebrais profundas. Tal como o óbulo de São Pedro, recolhido diariamente nas igrejas católicas, a oferenda feita ao Orixá será encaminhada à Caridade.

O projeto original previa a instalação de um cofre para recolher as doações. Mas no local não há sinal nenhum que indique a futura colocação de um.
Então, como vai ser?

Só de turistas, o Mercado recebe mais de 20 mil visitas anuais. Somam-se a esses, milhares de porto alegrenses que ali vão diariamente fazer compras. Imagine-se a pilha de moedas que vai surgir. No meio do caminho, vai ter gente resvalando, pisando nas moedas, talvez até os mais afoitos e/ou necessitados, levando-as para si.

Não tem como não  lembrar da primeira Lei de Murphy: “Se alguma coisa pode dar errado, dará.”  Com passar do tempo a boa intenção do início poderá se desfigurar, minada pelo descaso, pela falta de cuidado , pelo desrespeito ao óbulo de Bará.

Perdem as criancinhas do Menino Jesus!

Bará que nos perdoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário